Notícias

Orientações quanto o uso de máscaras faciais de tecido para minimizar os riscos de infecção e transmissão do Coronavírus

12 de maio de 2020

Nós da SEDNA - Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho repassamos orientações quanto o uso de máscaras faciais de tecido, para minimizar os riscos de infecção e transmissão do Coronavírus (SARS-CoV-2).
Estudos demonstram que a transmissão do Coronavírus ocorre principalmente por gotículas e contato, e que o uso de máscaras faciais de tecido associado à higienização de mãos e medidas de prevenção comunitária (como distanciamento social), podem auxiliar nas medidas de proteção para a população em geral.
O efeito protetor por máscaras faciais é criado por meio da combinação do  potencial de bloqueio da transmissão das gotículas, do ajuste e do vazamento de ar relacionado à máscara, do ajuste facial e descarte adequados da máscara.

Assim sendo orientamos a:
- higienizar as mãos antes e depois de usá-las;
- colocar, ajustar e retirar a máscara da face através das suas alças; sem tocar na superfície externa da máscara;
- ao ajustar a máscara na face, esta deve cobrir totalmente o nariz e boca;
- as máscaras tendem a ficar úmidas quando usadas por tempo superior a duas horas, e depois desse tempo é preciso trocá-las.
-  ao retirar a máscara guarde-a numa sacola plástica até a sua lavagem;
-  adotar medidas de boas práticas para limpeza e conservação da máscara?.?

A higienização dessas máscaras deve ser em uma solução com água sanitária em uma proporção de 10 ml (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio-litro de água". O ideal é deixá-la entre 10 a 20 minutos na solução. Enxaguar com água e depois de seca, você pode usar essa máscara novamente.

Lembramos ainda que:
- a máscara facial de tecido não tem o poder de filtrar o Coronavírus, por isso que se recomenda que, quando a pessoa for usar, evite tocar olhos, nariz e boca, porque pode ter vírus ali na frente dela.
-  o uso de máscara facial sem outras medidas preventivas não impede a transmissão e infecção da COVID-19;
-  as medidas de higienização das mãos, etiqueta da tosse e distanciamento social são necessárias, devendo ser potencializadas e não substituídas?.?